Menu
 
 
Prevenção na Escola _Primeiros Passos

Matérias publicada no Jornal Diocese Hoje, Edição março de 2012 - ano 16 nº 171, pg. 8
ver a seguir: Grupo de Coordenação do projeto

ENTREVISTA NO RPTV 30(NET-18/ABRIL/2012): FALANDO DE PREVENÇÃO NAS ESCOLAS

Matéria publicada no Jornal Diocese Hoje:
Grupo de Coordenação do projeto “Prevenção nas Escolas”

Dom Paulo Mendes Peixoto recebeu, dia 06 de março 2012, no Bispado, em Rio Preto, grupo de voluntários que realiza palestras e ações nas escolas públicas da cidade. O coordenador do projeto, Adair Medeiros dos Santos, expôs cronograma de novas ações e teve o aval de dom Paulo na continuidade dos trabalhos. “Toda e qualquer iniciativa de prevenção precisa ser valorizada e incentivada”, disse o bispo.

 

Para Adair, a juventude precisa ganhar novos sentidos de vida, e quando enxergarmos “um horizonte a seguir”, e que podemos alcançar todos os nossos objetivos, desde que, aprendamos a lutar por eles, isso poderá guiar nossos futuros e nos dar um rumo na vida, o que nos manteria longe da curiosidade e do interesse pelas drogas.

 

O jornalista Mario Welber, voluntário do projeto, apontou a necessidade de novas políticas públicas no combate ao uso de entorpecentes, principalmente entre os jovens. "A maneira tradicional de abordagem ao jovem não o atinge mais. É preciso ter criatividade e elaborar novas maneiras de conscientização e prevenção, inclusive com o uso das mídias sociais”.

 

Dom Paulo apontou a secularização como uma das causadoras do avanço e da expansão do uso crescente das drogas entre os jovens. “A cultura da secularização, que tira a figura de Cristo do centro das nossas vidas, favorece o vazio existencial pelo qual muitos jovens estão passando. Quanto mais longe de Deus, mais perto das drogas e de outros males”, afirmou o bispo.

 

Luciano: "Para tudo que se faça, deve-se envolver os jovens como parte organizadora, designar parte deste trabalho aos jovens: entrevistas, filmagens e outros recursos utilizados. Dois pontos são importantes: o trabalho voltado aos professores e o envolvimento com os jovens."

 

Adair: Apresentação de um projeto de capacitação profissional a jovens com vulnerabilidades sociais, desenvolvido pelo Instituto da Oportunidade Social, o IOS, e a possibilidade de implantá-lo em São José do Rio Preto.

Para implantação desse projeto, precisa ser desenvolvida uma parceria entre:

1) - Escola que deve oferecer a infraestrutura necessária, ou seja:

   a) 1 laboratório de informática, com computadores, lousa e data show;

   b) 1 sala de aula com lousa, carteiras e data show;

   c) Custeio das despesas fixas ( energia elétrica,água,segurança, limpeza e internet                                     

       banda larga)

2) - IOS

   - Profissionais(Instrutores,monitores e professores de Português e Matemática)

   - Todo o material didático;

   - Organizar e promover a formatura dos alunos( 4 turmas com o mínimo de 20 alunos)

3) - Recursos financeiros(R$ 12.000,00 mensais), a serem cobertos por Empresas e poder público. Lembramos que as doações feitas pelas empresas poderão ser abatidas no Imposto de Renda.

 

Tarso: "o importante é que as empresas patrocinadoras entendam o projeto e  que além do custeio ser abatido no IR, os nomes de suas empresas estarão nos links patrocinadores."

 

Todos os presentes participaram e contribuíram na discussão do projeto “Prevenção nas Escolas”.  A reunião terminou com uma benção do Bispo D. Paulo que disse ainda sobre a importância da continuação desse projeto, tendo ficado marcada a próxima reunião para o dia 3 de abril 2012, às 9:00H, no mesmo local(Bispado em SJRPRETO-SP).

 

Participantes: D. Paulo Mendes Peixoto (Bispo da Diocese de São José do Rio Preto), Adair Medeiros dos Santos (Autor do livro "O amor é maior que tudo"), Luciano Alvarenga (Sociólogo), Mário Welver (Jornalista e Assessor do Dep. Bruno Covas), Tarso Baglioni (Assessor do Deputado Estadual Orlando Bolçone); Pe. Alexandre (Coordenador do Ensino Fundamental da E.E. Bady Bassitt), Luciana Baron (Professora da Rede Estadual de Ensino - E.E. Noêmia Bueno do Vale); Sueli Petronília Amâncio Costa(Representante da Secretaria da Educação da Rede Municipal), Odair Boldino(Coordenador da Pastoral da Sobriedade e Pastoral do Menor), Donizeti Della  Latta(Jornal Diocese Hoje) e Alan Natanael de Santi(filmagem).

 

 
 
 
O AMOR É MAIOR QUE TUDO
Rua Argentina 395 - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
Fone 17.3225.2731 - E-mail: adair@oamoremaiorquetudo.com.br
 
 
Design & Hosting: Maxmedia Internet