Menu
 
 
Prevenção na Escola _Comentários dos Alunos

Pergunta: Faça um comentário sobre o que vivemos em nosso dia: ENCONTRAR UM HORIZONTE.

Obs: 94 comentários copiados, dos 313 escritos nos 434 questionários respondidos pelos alunos da Escola Estadual Bady Bassitt – SJRPRETO – SP, em agosto de 2012.
 

Ficamos felizes pela consciência e pela visão que os alunos demonstraram ter, frente a esse grave problema que vivemos hoje no mundo, a respeito da violência decorrente desse submundo das drogas. Isso nos ajuda e nos dá motivação para levar adiante essa nossa proposta, de PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS. Queremos juntar nossas forças, com esses jovens, que percebem a necessidade de trabalharmos juntos n’uma mesma direção, para que todos tomem consciência do grave problema que vivemos hoje, nos mais diferentes ambientes, ou seja, família, trabalho, grupo de amigos, escola, comunidades religiosas etc. Em todos esses lugares precisamos encontrar meios para falar e esclarecer sobre as DROGAS e que elas podem nos levar para um mundo muito diferente do que queremos viver hoje e especialmente no futuro onde deve ser a grande razão do HORIZONTE DE NOSSAS VIDAS.
 

1) Encontrar um horizonte quer dizer pensar no futuro, procurar mudanças, pensar no amanhã e o mais importante procurar em Deus a solução para os seus problemas. Sou Evangélica, mas independente da religião, devemos ajudar o próximo em todas as circunstâncias(16 anos).

2) Se alguém usar drogas, se tornará dependente dela e consequentemente não encontrará um horizonte(16 anos).

3) Que nós vivemos em um mundo cruel, com violência etc. E que nós somos a base de tudo, somos capazes de mudar o mundo. O futuro do mundo está nas mãos dos jovens e que fazemos parte do futuro(16 anos).

4) Encontrar um horizonte, no caso, é fazer uma escolha. Podendo escolher entre se drogar ou não. No filme “Matrix”, que passou n’uma das palestras, mostra uma cena onde a pessoa tem que fazer uma escolha. Assim, encontrando um horizonte longe das drogas é o que a nossa humanidade precisa para fazer a diferença, ficando longe das drogas. E também ficar longe da violência, porque querendo ou não, a droga faz as pessoas ficarem muito violentas, ficam sem noção do que estão fazendo, podendo matar até a própria família(16 anos).

5) Para encontrar um horizonte, devemos primeiramente nos ajudar buscando pessoas amigas e familiares. É importante saber todas as reações que a droga causa ao ser humano e que ela faz mal e pode levar até a morte(16 anos).

6) Hoje em dia há muitos adolescentes que enfrentam problemas, e na tentativa de resolver esses problemas, procuram as drogas. No entanto, essas pessoas não sabem a dor de cabeça que é entrar nessa vida, que traz tantos problemas para toda a família. É uma coisa que quero bem longe da minha vida(16 anos).

7) Seguimos uma rotina cansativa. Vivemos em torno de situações catastróficas e não tomamos providências. Deixamos as coisas acontecerem e não queremos enxergar as coisas do dia-a-dia achando que tudo e normal(16 anos).

8) Vivemos em ambientes não confiáveis. As pessoas deveriam se ajudar, serem unidas para o bem(16 anos).

9) Nós devemos orientar as pessoas a não usarem drogas, para que elas não acabem com suas vidas e possam assim encontrar um horizonte(16 anos).

10) Encontrar um horizonte é se reinventar, é viver tudo aquilo que nós queremos viver. A vida é feita de oportunidades que nós temos de completar(20 anos).

11) Interessante(18 anos).

12) Hoje em dia vivemos n’um mundo que grita por socorro, às vezes o peito chora, mas basta crer em Deus e não se deixar influenciar(17 anos).

13) O que vivemos no dia-a-dia, cada vez fica pior, filho furtando os pais para comprar drogas, bate nos familiares e entram para a vida do crime(18 anos).

14) Definir o futuro não é uma escolha fácil, mas quem disse que seria? Se queremos algo, temos que correr atrás e a estrada, pode ter certeza, vai ser difícil de percorrer. Muitas vezes você vai rir, outras vai chorar, em algumas vai se achar perdido, e, em outras achar que o mundo conspira a seu favor. Isso tudo na verdade não importa, a caminhada é aprendizado, mas a linha de chegada é a meta! (17 anos).

15) Todos devemos viver nossas vidas em paz, mas para isso precisamos re resolver nossos problemas sem usar drogas, porque isso não leva a nada, ou melhor leva sim. Sabe o que leva? Leva até à morte, à fome, à miséria etc... (17 anos).

16) Encontrar um horizonte não é ficar parado esperando uma oportunidade passar. É correr atrás, se mover. Porque as coisas que fizermos hoje podem nos prejudicar para o resto de nossas vidas. É lutar para nosso sonho chegar, até o nosso limite, e conseguir se satisfazer e ser feliz(... anos).

17) O mundo está se tornando um caos, devido as drogas e a violência, só que não creio que tudo isso não tenha solução, basta que haja mais amor e respeito entre as famílias. Que os pais saibam dar limites a seus filhos, e que a população procure viver mais nos ensinamentos que Jesus deixou(45 anos ???)

18) Cada dia que acordamos vivemos uma experiência nova, e temos mais uma chance de decidir o que queremos de nossas vidas, temos chance de mudar nossos conceitos sobre coisas que são erradas e dar chance ao novo. Aprendermos realmente ser felizes. Encontrar nosso horizonte é fazer escolhas sobre a vida(17 anos).

19) Eu vivo a cada dia buscando mais em Deus. Mesmo com os meus erros e pecados. O meu horizonte é Deus. Jesus é o centro da minha vida!!! (17 anos).

20) Vivemos em uma sociedade em que não há mais respeito. .....Buscar um horizonte é difícil, mas não impossível(17 anos).

21) Nos dias de hoje tem muitas pessoas que entraram para o mundo das drogas por influência dos amigos e também dos próprios pais, que já são usuários e fica difícil, pois uma vez dentro é difícil sair(17 anos).

22) Eu gostei muito a hora que o padre falou sobre alguém alcoólatra na família. Eu quase chorei, pois há 20 anos o meu pai era alcoólatra e eu fiquei feliz por saber que eu não estava vivo, naquela época, para presenciar a tristeza do meu pai(12 anos).

23) Nós vivemos em ambientes, onde podemos ver alguém fumando cigarros ou maconha e outros tipos de drogas e não podemos falar nada, pois isso é motivo de briga e violência. Você gostaria de ver alguém sofrendo? Eu não gosto e procuro ajudar na medida do possível(13 anos).

24) Não ser violento, não usar drogas, ter respeito com todos, ter educação, ter soluções para todos os problemas. Tratar a todos com igualdade e assim encontrar o seu horizonte(12 anos).

25) O que devemos fazer para encontrar um horizonte: Nós devemos fazer caridade, amizade, amor superar aos dores etc.(13 anos).

26) Temos que nos ajudar uns aos outros, para vivermos n’um mundo melhor, principalmente ajudando a quem usa drogas no sentido de ajudá-los a parar de usar(13 anos).

27) Mudança de leis, o estatuto da criança e do adolescente tem que mudar. Mais policiais nas ruas e mais palestras também(12 anos).

28) Nós vivemos n’um mundo muito violento, mas temos como acabar com isso, é só a gente ajudar as pessoas, ajudar as famílias, ter mais trabalho, escolas, dar abrigo para os usuários. Não apenas pegar e falar esse é um ladrão, mais sim ajudá-los e não julgá-los(12 anos).

29) Eu gostei, mostrou que há outras saídas sem ser as drogas. Mostrou que não importa o que você passe, não é desculpa para entrar no caminho das drogas(13 anos).

30) O nosso horizonte, para mim, é viver no caminho de Deus! Nós fomos trazidos a esse mundo, temporariamente, para servir a Deus. Deus, como qualquer pai que ama o seu filho(é claro que como o amor de Deus não há!) não iria querer o filho sofrendo, n’uma coisa mundana, que é a droga! É claro que não é fácil viver, o caminho a percorrer, mas quem disse que seria fácil. Além do mais, o que nos reserva depois dessa vida (se seguirmos o caminho de Deus, é claro!) é muito, mas muito melhor e gratificante. Seguindo o caminho de Deus, você pode cair sem dúvida, mas sempre terá o Todo Poderoso para te ajudar e te levantar. E para mim o lema é: TUDO POR JESUS E NADA SEM MARIA! Minha mãe tão amável: Nossa Senhora, Virgem Maria! Amém!!!!! (13 anos).

31) Eu achei o meu dia MARAVILHOSO, assisti às palestras sobre drogas e um pouco da vida do Padre que falou sobre álcool e drogas(14 anos).

32) As pessoas precisam se afastar desse caminho, ele não leva ninguém a nada, a não ser para o fundo do poço. Acho que se os dependentes de drogas procurassem ajuda e fossem até a Igreja para falar com Deus, as coisas não seriam assim, porque o que falta nessas pessoas é Deus(14 anos).

33) Se as pessoas procurassem ajuda, procurassem Deus, nada seria assim, pois droga não é ajuda é um problema,que só com a ajuda de Deus pode ser superado(13 anos).

34) Eu adorei as palestras, pois sei que vai fazer uma grande diferença com o auxilio que essas pessoas ofereceram hoje(13 anos).

35) Não usar mais droga, mas sim ter Jesus no coração, isso é o melhor que você pode fazer. Obrigada por me escutar(13 anos).

36) Eu achei MARAVILHOSO o auxílio que o pessoal das palestras nos deu, para saber mais sobre as drogas e a vida. Obrigado(13 anos).

37) Eu achei MARAVILHOSO porque os que vieram na escola, falaram tudo certo. Eles são ótimos para falar. Queria que tivesse mais uma palestra, mas não teve. Eu gostei muito, tomara que você venha novamente(13 anos).

38) Encontrar um horizonte, encontrar um rumo em nossa vida, acabar com essa violência e as drogas,encontrar um horizonte é isso(13 anos).

39) Abrir as janelas da esperança, falar com Deus, não usar drogas(14 anos).

40) Nós vivemos em um mundo que pode tudo, para você ver já estão liberando a maconha, eu acho isso um absurdo. Já não bastava ter que aguentar isso nas esquinas e agora, se liberar a maconha, teremos isso em todo lugar(13 anos).

41) Falar com Deus, seguir o caminho do bem, ser uma pessoa boa e melhorar a vida. Tudo que eu fazia no passado(13 anos).

42) Os jovens de hoje precisam de oportunidades, para não se envolver com drogas. Caso estejam envolvidos com drogas precisam se internar para tratamento e parar de usar drogas. DIGA NÃO ÀS DROGAS!!! (16 anos).

43) É tentar construir um caminho de paz, ter uma profissão, ser feliz, construir uma família unida e de Deus. Manter a calma na alma, fazer de tudo para acabar com a violência e as drogas. (13 anos).

44) Para um mundo melhor, temos que pensar um pouco mais, porque o mundo que a gente faz será para nós eternamente. Por isso que temos que pensar e lutar por um mundo melhor! Vamos pensar em nosso futuro. Precisamos muito dele. Pense nisso!!! (14 anos).

45) Hoje em dia as pessoas parecem ter medo de demonstrar seus sentimentos e afetos, etc... O mundo precisa de amor, carinho, pessoas prontas para ajudar o próximo e a si mesmo para termos uma sociedade melhor(15 anos).

46) Hoje em dia tem muitos jovens se drogando. O futuro está na mão da gente, eles tem que perceber que somos nós que vamos fazer o futuro. Os jovens tem que saber encontrar o caminho certo para a vida(15 anos).

47) Serviu muito, eu aprendi mais ainda como a droga causa problemas e o que fazer pra evitar. Foi uma experiência muito boa(13 anos).

48) Estudar para sermos alguém na vida e seguir o caminho de Deus para não se perder no caminho do mal(11 anos).

49) Todos estão indecisos do que querem no futuro. Encontrar um HORIZONTE é decidir o futuro que quer. Ser um médico, um veterinário, um engenheiro etc. O futuro é feito pela sua escolha(13 anos).

50) Hoje vivemos em um mundo que as pessoas estão indo no mundo das drogas, querendo experimentar, ver como é, assim usam e ficam viciadas ou problemas com a família. São fracas e consomem a droga sem saber que efeitos elas tem. Alguns conseguem se tratar e voltam a ter uma vida normal, outros acabam morrendo. Os jovens de hoje não sabem o que estão consumindo e ficam assim à beira da morte (13 anos).

51) Um adolescente que escolhe fumar droga é tolo. Ele escolhe perder seu futuro! Perde a família os amigos, um casamento. A felicidade de conquistar uma casa um carro. Ele perde tudo isso por uma simples diversão de um dia. E p’ra mostrar que faz parte de um “grupo de amigos”. Muitos amigos meus fumam e nem por isso vou fumar também, quem fuma e usa drogas tem mente fraca. Um dia li um livro, que estava escrito uma frase: “ OS FRACOS DOMINAM O MUNDO, OS FORTES A PRÓPRIA MENTE” (13 anos).

52) Eu entendi que a violência de hoje na maioria das vezes é por causa de drogas. Então quanto alguém oferecer drogas, temos que dizer NÃO! (13 anos).

53) Eu gostei, pois eu acho que quem assiste deve parar e pensar nisso. A nossa vida depende de ENCONTRAR UM HORIZONTE(13 anos).

54) Eu achei bom, porque pode salvar muitas pessoas de cometer uma burrada, que pode acabar com toda a sua vida (12 anos).

55) Eu acho que encontrar um horizonte é ser feliz longe das drogas e de álcool, longe da violência e longe de tudo que nos faz mal. Felicidade é o que importa e o mais importante: Ter DEUS no coração!!!!!! (14 anos).

56) Bom, cada pessoa tem uma vida. E cada vida tem a missão de encontrar um horizonte, pois nem tudo vem de graça. Só entra nas drogas, quem quer. Você não é obrigado a pegar a droga de ninguém. Mas eu acho que eles pegam a droga só para experimentar e acabam viciando. Só isso que eu tenho para dizer(14 anos).

57) Vivemos no meio de um mundo cheio de violência, drogas, homossexualismo, prostituição entre outras coisas. Pense que juntos podemos fazer um mundo melhor. Começar pela gente, mudar todos nossos defeitos e nossas atitudes. Juntos faremos um mundo melhor(14 anos).

58) Vivemos em um mundo onde as pessoas só pensam em si mesmo. Devemos prestar mais atenção no próximo e acima de tudo com você mesmo. Não troque uma vida por uma hora de alucinação! E com isso mostrará o HORIZONTE PERFEITO, onde todos queremos chegar (14 anos).

59) Vivemos muitas coisas, como: pessoas usando drogas, fumando, bebendo, brigando... Mas nunca devemos esquecer que tudo isso pode acabar, basta crer em Deus e levantar a cabeça e nunca se deixar influenciar. Dizem que as amizades influencia muito, mas eles estão errados, pois as pessoas fazem tudo isso porque querem! Basta a pessoa querer que ela conseguirá encontrar o HORIZONTE da vida dela. (14 anos).

60) Temos que ter uma meta em nossa vida, um caminho certo a seguir, um ponto futuro que tenhamos para que possamos alcançar e os obstáculos vão servir para nos tornar mais fortes! ( 14 anos).

61) Hoje em dia as pessoas principalmente os jovens querem só viver em festas e esquece sua responsabilide (14anos).

62) A palestras foram muito boas para sabermos mais sobre as drogas (14anos).

63) Sim. Esse dia serviu pra eu me precaver sobre drogas e ficar longe dessas coisas. Isso é uma coisa boa de se fazer (14anos).

64) Precisamos encontrar um HORIZONTE, precisamos saber um rumo a tomar em nossas vidas. As decisões que iremos tomar e principalmente qual caminho seguir. Escolher amizades verdadeiras, ter uma convivência boa com a família (14anos).

65) Existe pessoas que querem de toda maneira Encontrar um Horizonte, fazer o impossível, por mais que seja difícil. Pessoas que tem um objetivo na vida, pessoas que sabem o que querem e o que vão praticar no seu futuro. E dizem que querem alcançar uma meta: EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO!!! E existe pessoas que não enxergam ou não querem encontrar UM HORIZONTE, porque pensam que tudo já está perdido e não tem como voltar mais atrás (14 anos).

66) Para algumas pessoas é fácil acreditar que são capazes sozinhas, que tem o controle da situação. Mas não é bem assim que funciona, o ser humano é fraco e cai facilmente em tentação. É muito importante reconhecer essa fraqueza e tentar novamente. Torna-la forte! Como? Buscando ajuda, procurando uma associação. Mas é importante também escolher muito bem quem será seus amigos. Ou optar por uma ajuda espiritual, ter uma religião e Deus no coração (14anos).

67) Primeiramente para encontrarmos um HORIZONTE é buscar Deus, ter Deus no coração, depois ter mais respeito, cuidado, responsabilidade com si mesmo porque o nosso futuro depende de nós. Ninguém nos conhece como nós mesmos. Cada um conhece os seus problemas, as suas dificuldades a melhor coisa é sabermos por onde andar e ter responsabilidade (15 anos).

68) Cada dia que passa vamos vivendo uma experiência na vida e essas experiências que vamos aprendendo no dia a dia, umas são boas e algumas são ruim, então temos que nos espelhar nas coisas boas que aprendemos no dia a dia (15 anos).

69) Não basta apenas encontrar um HORIZONTE e sim fazer parte dele, porque nesse mundo que estamos não dá para viver e precisamos ajudar o próximo de algum jeito, por bem ou por mal, senão vamos acabar sem juventude e o mundo não pode ter futuro sem os jovens ( 15 anos).

70) A Sociedade e todos nós devemos sempre procurar um meio de saber mais sobre as drogas, a violência e o bullyng. E aí todos estarão em paz ( 15 anos).

71) Nós vivemos um caos que é comandado pelas drogas, as pessoas tem que se virar contra as drogas, pois todos juntos conseguiremos derrotar as drogas e assim criar um HORIZONTE mais bonito e seguro para nós e nossos filhos (15 anos).

72) Nós vivemos em um mundo conturbado cheio de violência, pobreza e fome. Todos nós, tenho certeza, precisamos “ENCONTRAR UM HORIZONTE”, pois esse que vivemos não dá mais! (15 anos).

73) O nosso mundo está um inferno, de cabeça para baixo, e não tem mais felicidade e nem HORIZONTE (15 anos).

74) Vivemos em uma sociedade violenta, onde cada vez mais as pessoas se perdem no mundo das drogas e do crime, e precisamos do conselho da família, da escola e de palestras para andar sempre no caminho certo ( 15 anos).

75) Fala todas as verdades do nosso dia a dia, que cada vez mais corremos riscos de assalto, sequestro e que as drogas estão envolvidas com isso (15 anos).

76) Uma sociedade cheia de preconceitos, em que muitos não aceitam as diferenças dos outros ( 15 anos).

77) Encontrar um HORIONTE é lagar das drogas, parar de fazer coisas erradas, fazendo essas coisas não leva ninguém a lugar nenhum (15 anos).

78) È preciso que encontremos nosso HORIZONTE para nos firmamos como pessoa, para que isso ajude na construção do nosso caráter, para que nos tornemos pessoas melhores, com a certeza de que temos responsabilidades (15 anos).

79) Precisamos ter orientação, geralmente de pai, mãe, vó, ou qualquer pessoa, porém muitas vezes a orientação não serve p’ra nada, porque mesmo assim o filho, ou aluno, ou outra coisa usa do mesmo jeito (15 anos).

80) Precisamos saber o que vamos ser no futuro e prestar atenção que caminhos seguir para não entrarmos no mundo das drogas e da violência (15 anos).

81) Gostei. Foi muito bom várias palestras, conseguiram passar um pouquinho sobre tudo isso, achei muito interessante (15 anos).

82) Bom. Eu quero um futuro bom, sem drogas, sem violência, sem bandidos, quero um futuro com mais fé e esperança e que as pessoas tenham Deus no coração (15 anos).

83) Uma vida em paz, sem drogas, com trabalho, estudo etc. O futuro podia ser melhor com jovens estudando mais e não usando drogas (15 anos).

84) Vivemos presos no meio de um mundo muito violento, que a cada dia que passa fica pior. Na maioria das vezes não queremos ficar presos a drogas ou a tanta violência, mas por falta de trabalho, por falta de querer crescer, tentar algo novo, difícil mas algo que irá resolver nossas vidas, nos ajudar, sempre queremos o lado mais fácil ( 15 anos).

85) Com base em um pouco, de tudo que foi relatado aqui, hoje em dia é muito difícil pensar no HORIZONTE. Lá na frente o que será do nosso futuro? Muita violência, muito desrespeito com os outros. Uma sociedade individualista, cada qual com sua vida, sem respeitar ninguém, nem mesmo os animais (15 anos).

86) Nós temos que saber sobre os nossos princípios, sobre como a droga pode influenciar na nossa vida, se no futuro nós podemos arrepender( 15 anos).

87) Bom. Precisamos encontrar um HORIZONTE para a gente poder ficar de bem com a vida, poder ter um futuro, poder ser águem na vida... E com as drogas não podemos encontrar isso ( 15 anos).

88) Somos jovens, temos o mundo nas mãos, só que falta é conhecimento para controlá-lo e torná-lo melhor!!! ( 15 anos).

89) Achei interessante em qualquer momento é importante, temos que refletir, esse assunto é muito importante. Não devemos excluir um drogado em nenhum momento. È um problema social que devemos refletir ( 15 anos).

90) Cada um deve buscar o que quiser de sua vida. Suas escolhas no presente influenciarão no seu futuro. Por isso, deve-se pesar bem sobre as decisões que tomamos ( 16 anos). 91) A busca pela melhoria do mundo, talvez podemos encontrar isso na Igreja ou por pessoas bem experientes ( 16 anos).

92) Vivemos em um mundo muito violento. Não queremos isso, mas as pessoas estão se entregando às drogas, elas precisam de conselho da família e dos amigos (17 anos).

93) Hoje em dia nos encontramos n’um mundo muito ruim, cheio de pessoas que não tiveram orientação e por isso estão nessa situação. Hoje em dia ninguém quer nada sério (17 anos).

94) O jovem perdeu a vontade de aprender e a curiosidade em buscar novas saídas para seus problemas. O caminho mais fácil nem sempre será o melhor caminho( ...anos)

 
 
 
O AMOR É MAIOR QUE TUDO
Rua Argentina 395 - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
Fone 17.3225.2731 - E-mail: adair@oamoremaiorquetudo.com.br
 
 
Design & Hosting: Maxmedia Internet