Menu
 
 
1a) Grupos em formação - Orientações

 

      

Orientações para o coordenador do grupo(adaptadas do livro 12 semanas para mudar uma vida Dr. Augusto J. Cury)

1- Cada participante deve ter o material antes das reuniões para poder lê-lo e estudá-lo.

2- Recomendamos que as reuniões sejam combinadas conforme a disponibilidade dos participantes, sugerimos que sejam quinzenal, porém o grupo deve definir a sua periodicidade.

3- O número de participantes de cada grupo não é rígido: cinco, dez, quinze ou mais. Se o número for excessivamente grande para impedir a participação de todos, seria bom dividi-lo em dois grupos.

4- O grupo deve se reunir em círculo ou semicírculo. Olhos nos olhos incentivam o debate, a troca e a cumplicidade.

 5- Todos devem se desarmar, tirar as máscaras e ser transparentes durante as reuniões. Quem não é transparente não se recicla, e quem não se recicla pode levar para o túmulo seus conflitos, traumas, bloqueios.

6- No inicio de cada reunião os participantes devem falar sua identidade mínima: nome, origem e principais metas psíquicas e sociais que deseja alcançar.

7- No final de cada reunião os participantes devem se cumprimentar, abraçar um ao outro e agradecer a cada um por existir. Solidariedade, tolerância e paz social são fundamentais.

8- A duração de cada reunião é flexível, depende da capacidade de debater e dos níveis de interação dos membros do grupo, mas em tese deveria durar, no máximo, duas horas.

 9- Seria conveniente que o coordenador do grupo, lesse os textos previamente se preparando antecipadamente para a reunião.

10- O coordenador nem sempre é o que tem mais conhecimento, mas o que mais estimula o debate, não é o que domina os participantes, mas o que mais incentiva a participação.

11- O coordenador deve levar todos os participantes a honrar e aplaudir quem fala ou expõe suas ideias. Elogiar e aplaudir faz com que participar se torne um convite ao prazer e à arte de pensar.

12- Os mais tímidos devem ser encorajados a se expressarem. O coordenador e os demais membros devem comentar que a experiência deles é muito importante para o grupo.

13- Os que têm mais facilidade de se expressar não devem controlar as reuniões. Deve aprender a sintetizar a sua fala e descobrir o prazer de ouvir. Lembre-se que aprender a ouvir é tão fundamental como falar.

Obs: É importante que se faça um relatório da reunião (ver modelo próprio)

 
 
 
O AMOR É MAIOR QUE TUDO
Rua Argentina 395 - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
Fone 17.3225.2731 - E-mail: adair@oamoremaiorquetudo.com.br
 
 
Design & Hosting: Maxmedia Internet