Menu
 
 
1c) Grupos em formação - primeira reunião

 

 

1º Encontro ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL (para todos os dias)

Animador: Ser Exigente (*) Ser exigente com uma exigência amorosa não consiste em enfurecer-se contra os defeitos de outrem (todo educador bem sabe), mas, assim como se aviva uma chama, fomentar num coração o crescimento da generosidade para com Deus, para com o próximo... Enfim, que o amor de vocês seja paciente, como a paciência do agricultor que confia nas estações. Assim, a sua exigência de amor dará frutos. “Teu amor sem exigência me diminui; tua exigência sem amor me revolta; tua exigência sem paciência me desanima; teu amor exigente me engrandece”. Quando exercitamos o amor fraterno, aos poucos, o coração se dilata. E, passo a passo, seu amor conquista a casa, o quarteirão, o país... até chegar nas mais distantes praias. [...]O amor fraterno tem uma excepcional fecundidade. Em sua volta, o mal regride o deserto passa a florescer. Uma comunidade fraterna é uma mensagem de Deus para os homens. É sua mensagem mais importante, a que revela a vida íntima de Deus, sua vida trinitária. Não há discurso mais eloquente e persuasivo sobre Deus do que o espetáculo de cristãos que “são um” como o Pai e o Filho são Um. Seja, portanto, essa a sua ideia fixa: Fazer de seu grupo, sua família um sucesso de caridade.

Leitor 1: A droga é um fenômeno social que transcende o âmbito meramente policial ou as questões de saúde que são trazidas à tona. São José do Rio Preto transformou-se numa grande cidade praticamente de um dia para outro, e o tráfico e o uso das drogas estão fora do controle dos agentes encarregados. Percebo que, a cada época, as sociedades procuraram algum tipo de objeto ligado ao desejo, ao prazer ou à enganosa busca de paraísos terrestres: parece-me que as drogas - definitivamente o crack - transformaram-se, neste começo do século XXI, em passagens fáceis e baratas para esse tipo de problema.

Leitor 2: Propostas educacionais, planos de inclusão no mundo do trabalho e outras iniciativas têm surtido efeito positivo. Contudo, este problema endêmico - baseado na comercialização e consumo de drogas - continua causando grande estrago no mundo juvenil e nas famílias desta cidade e de tantas outras. Reunificação familiar: A reunificação não pode ser feita em função da mistificação(**) da droga. A redescoberta da família exige outros valores e instrumentos, baseados no diálogo, no reconhecimento de cada membro e na valorização do mundo espiritual. Certamente, a família é a concretização do que temos de mais sagrado e espiritual. Pai e mãe, marido e mulher, filho e filha, pai e filho, mãe e filho implicam-se mutuamente e baseiam-se em vínculos e relacionamentos que transcendem qualquer entendimento. Hugo Ramon Oddone(***)

Animador: Partilha e reflexão: Em que proporção a violência que vivemos no mundo hoje, é decorrente do mundo das drogas? Vamos partilhar o que sabemos a respeito deste tema: “Drogas”

Gesto concreto (ação a ser feita durante um período): - Cada pessoa deve identificar, pessoalmente, seus vícios e fazer um esforço para diminuir ou excluí-los de sua vida; - Sugerir alternativas para trabalhar esse assunto sobre drogas, no grupo em que participa.

ORAÇÃO FINAL (todos os encontros): OS DEZ MANDAMENTOS DA SERENIDADE

(*) Pe Henry Caffarel - L’Anneau d’O, maio-agosto de 1956.

(**) Significado de Mistificação s.f. Ação ou efeito de enganar (alguém); fazer com que uma pessoa acredite numa mentira; farsa.

(***)Hugo Ramón Barbosa Oddone - Psicólogo - Gestalt-terapeuta, escreveu o “Posfácio” do livro O AMOR É MAIOR QUE TUDO.

Reunião realizada em 19/11/2015 - Mensagem copiada do WhatsApp, escrita pelo Psicólogo Hugo Ramón Barbosa Oddone:

Foi uma reunião com assuntos candentes e difíceis... todos os depoimentos, dos pais e mães de alunos, dos jovens, dos homens y mulheres, dos convidados, foram muito sinceros com uma carga emocional muito forte... acho que demos a tônica de como serão em geral as nossas reuniões... sinalizando e modelando o formato dos nossos encontros, um espaço marcado pela incompreensão, pela carência, pela necessidade de justiça e reconhecimento. Como disse a Cristiane, a droga é um sintoma psicossocial, que nos mostrará suas raizes, o que tem por baixo dela... Estes encontros serão uma abençoada oportunidade de comungarmos as nossas histórias e a nossas forças morais em prol do filho para quem queremos um presente e um futuro melhor. Obrigado Renata e Adair.

 
 
 
O AMOR É MAIOR QUE TUDO
Rua Argentina 395 - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
Fone 17.3225.2731 - E-mail: adair@oamoremaiorquetudo.com.br
 
 
Design & Hosting: Maxmedia Internet