Menu
 
 
6) Grupos em formação - sexta reunião

6º Encontro - ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL (para todos os dias)

Animador: A CF Campanha da Fraternidade do ano de 2001 refletiu o tema: VIDA SIM, DROGAS NÃO e dizia: “trabalhar para a realização de um milênio sem drogas. O problema das drogas diz respeito a todos nós!” Compreendemos que todos nós, de certo modo, podemos estar drogados, pois, drogas não são apenas as substâncias que estão fora de nós e, quando ingeridas alteram o comportamento. Individualismo, egoísmo, indiferença, mágoa, ódio, rancor, ambição, todo sentimento negativo é também uma poderosa droga, capaz de estragar a nossa vida e a das pessoas com as quais nos relacionamos. Todos: Só quem tem um projeto de vida alicerçada na justiça, na ética e no amor a Deus e aos irmãos saberá, na hora certa, resistir às tentações, pelas quais passamos no dia a dia.

Leitor 1: Especialista defende política de prevenção contra drogas no Brasil Prevenção é a política que o governo brasileiro deve adotar para combater a expansão das drogas no país, disse à Agência Brasil a pesquisadora Mina Carakushansky, diretora da Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (Abrad) e da Federação Mundial contra as Drogas (Wfad, a sigla em inglês). A Wfad é uma comunidade multilateral de organizações não governamentais, sediada na Suécia. Fundada em 2009, a entidade tem como objetivo trabalhar para um mundo livre de drogas. A federação apoia as convenções de narcóticos da Organização das Nações Unidas (ONU). “A gente ouve muito falar em tratamento contra drogas, que é necessário. Mas ouve-se falar muito pouco em prevenção”. Ressaltou que a sociedade, precisa dar atenção para a necessidade de prevenção às drogas no Brasil.

Leitor 2: Para ela, se a verba destinada pelo governo federal para o enfrentamento do crack, no total de R$ 4 bilhões até 2014, conseguisse tratar e recuperar os atuais dependentes dessa droga, isso não iria resolver o problema, porque logo apareceriam outros usuários. “O paralelo que a gente tem que fazer em relação às drogas que hoje são ilegais, as drogas psicoativas, é o mesmo que se faz em relação ao tabaco, à dengue, à tuberculose ou à febre amarela”. Ou seja, combater as drogas por meio de campanhas preventivas maciças que mostrem à população as consequências que o vício pode trazer. Mina assegurou que a prevenção evita que haja novos problemas ou, pelo menos, que os problemas proliferem. “A solução real está em a gente evitar que aquelas pessoas caiam no precipício das drogas”. Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-05-10/especialista-defende-politica-de-prevencao-contra-drogas-no-brasil

Animador: Vamos partilhar o que sabemos a respeito deste tema: Prevenção às drogas! Partilha e reflexão: Você acredita que a prevenção ajuda as pessoas a ficarem longe das drogas?

Gesto concreto (ação a ser feita durante um período): - Cada pessoa deve identificar, pessoalmente, seus vícios e fazer um esforço para diminuir ou excluí-los de sua vida; - Convidar mais uma pessoa para participar dos encontros; - Sugerir alternativas para trabalhar esse assunto sobre drogas, no grupo em que participa.

ORAÇÃO FINAL (todos os encontros): OS DEZ MANDAMENTOS DA SERENIDADE

 
 
 
O AMOR É MAIOR QUE TUDO
Rua Argentina 395 - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
Fone 17.3225.2731 - E-mail: adair@oamoremaiorquetudo.com.br
 
 
Design & Hosting: Maxmedia Internet